2
Microinjeção de termoplásticos na Emicol para melhorar a qualidade e reduzir o investimento para lançar novos produtos
14 de novembro de 2018

Emicol conquista a certificação IATF 16949, novo passaporte para a indústria automotiva

foto

Juntamente com a certificação IATF 16949, a empresa também foi certificada com a versão 2015 da ISO 9001


foto

A Emicol Eletro Eletrônica, de Itu (SP), acaba de conquistar a certificação IATF (International Automotive Task Force ou Força Tarefa Automotiva Mundial) concedido por um grupo de montadoras automotivas e suas respectivas associações, responsáveis pela publicação da IATF 16949.

Para uma empresa fornecer para a indústria automotiva, seus processos precisam ser auditados por rigorosas normas internacionais.

Em outubro de 2016 foi lançada a norma internacional IATF 16949, a qual cancelou e substituiu a antiga ISO/TS 16949. Todas as empresas até então certificadas teriam até setembro de 2018 para concluir a transição da ISO/TS para IATF, cujos requisitos foram elaborados com critérios muito mais rigorosos, onde a análise de riscos da organização, o comprometimento da sua gestão, entre outros aspectos, passaram a ser auditados criteriosamente.

Juntamente com a certificação IATF 16949, a Emicol também foi certificada na versão 2015 da ISO 9001, que sofreu mudanças profundas. As normas IATF 16949 e ISO 9001 definem os requisitos fundamentais do sistema de gestão da qualidade.

A Emicol, em sua unidade em Itu, que já era certificada pela ISO/TS 16949, aprimorou sua gestão de processos organizacionais, possibilitando obter a certificação IATF 16949 dentro dos prazos estabelecidos. 

A unidade da Emicol atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de termoplásticos e termofixos e também de estampados leves para eletrodomésticos, indústria automotiva e vários outros segmentos. Inclui-se nesse escopo o desenvolvimento e fabricação dos respectivos moldes, com ferramentaria própria. Desta forma, todas as atividades da empresa foram aprimoradas e elevadas a um novo patamar, requerido para o futuro da indústria automotiva mundial.

Do nível estratégico ao operacional, os processos da empresa são geridos de maneira mais eficaz e eficiente, tendo em vista o compromisso com os princípios de gestão da qualidade, de modo a garantir a satisfação de todas as partes interessadas.

A Emicol investiu nessa certificação para, além de atender aos requisitos específicos de seus clientes automotivos, garantir o desenvolvimento de um sistema de gestão que proporcione a melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e a redução de variações e desperdício.

A certificação  IATF 16949 garante aos clientes da Emicol o atendimento aos seus requisitos específicos, cujo escopo certificado foi de “Manufatura de peças injetadas, sobre injetadas e montagem de componentes para sistemas de vidro elétrico, bomba de combustível, limpador de para-brisa, motor de partida, alternador, corpo de borboleta, motor de partida a frio, embreagem, bobina de ignição, levantador de vidro e farol”, explica a Especialista em Sistema de Gestão, Ana Paula Kostik.

Sobre a Emicol

A Emicol é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de plástico e estampados leves para eletrodomésticos, automotivo e vários outros segmentos. Tem unidades produtivas no Brasil e no México e exporta para mais de 30 países e tem 50 anos de existência.

O parque industrial da empresa, na cidade de Itu (SP), tem cerca de 30.000 m2 de área fabril, onde extensa e variada gama de itens são manufaturadas em mais de uma centena de células de produção, possibilitando à Emicol oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes, fator este que a diferencia da maioria de seus concorrentes.

Entre em contato:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *