crianças
Alunos de escola de Itu ganham festa de Natal na Emicol
19 de dezembro de 2018
Linha MVA - Válvula
Emicol está preparada para um crescimento sustentável
5 de fevereiro de 2019

Emicol adota o Processo de Melhoria Contínua TPS

01

A Emicol Eletro Eletrônica, de Itu (SP), utiliza sistema Toyota de Produção em seu complexo industrial


A Emicol já está utilizando o Sistema Toyota de Produção (TPS), também conhecido como “Manufatura Enxuta”  cuja implementação é coordenada pela área de Melhoria Contínua.

Para se especializar nesse sistema, o gerente de Operações da Emicol, Roberto A. Domenice Junior, fez todo o treinamento TPS no Japão para aplicá-lo na empresa brasileira.

02

Roberto A. Domenice Junior, em treinamento TPS no Japão

O objetivo principal desse sistema enxuto de produção, segundo Domenice Jr. é reduzir tudo o que o cliente não reconhece como valor no produto. O processo consiste em conhecer o estado atual, mapear os fluxos de operação e eliminar, combinar, reduzir e simplificar tudo aquilo que não agrega valor ao produto.

A Emicol buscou sustentação nos conceitos de manufatura enxuta praticados pela Toyota e já começa a colher os primeiros frutos através das iniciativas colocadas em prática.

De acordo com Domenice Jr., em 2017 os trabalhos começaram com a padronização da documentação nas células de produção e 5S, processo considerado como primeiro passo, e que dá sustentação para os passos seguintes na busca por uma cultura que envolva toda a organização no conhecimento e prática do Sistema Emicol de Produção:

“O passo seguinte foi a formação de uma equipe de Melhoria Contínua que, exercendo o papel de consultores, são os condutores e facilitadores deste sistema. A forma que a Emicol está adotando para criar a cultura da Melhoria Contínua é através da Semana Kaizen, onde eventos são realizados conforme um cronograma alinhado ao Planejamento Estratégico da Empresa”, disse. 

A Semana Kaizen é fundamentada na formação de uma equipe multifuncional, onde uma meta é definida pela empresa. O grupo é inicialmente treinado nos conceitos Lean de Manufatura e durante a semana, através de uma agenda de atividades, busca-se atingir os resultados esperados pela organização aplicando os conceitos aprendidos no treinamento.

03

Equipe Emicol Multifuncional Semana Kaizen

Com o tema, “Juntos faremos melhor”, a Emicol, fechou o ano de 2018 com 21 Eventos Kaizen realizados, 12 colaboradores graduados na metodologia Six Sigma Black Belt, e 24 colaboradores em formação na metodologia Six Sigma Green Belt.

Com a aplicação destes conceitos e metodologias, a Emicol vem conseguindo aumentar a produtividade, reduzir os custos da não qualidade e os impactos ambientais, e também melhorar os índices de saúde e segurança no trabalho, atuando principalmente nos aspectos de ergonomia dos postos de trabalho.

Sobre a Emicol

A Emicol é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento, produção e venda de soluções em controles e componentes eletromecânicos e eletrônicos, injeção e sobre injeção de plástico e estampados leves para eletrodomésticos, automotivo e vários outros segmentos. Tem unidades produtivas no Brasil e no México e exporta para mais de 30 países e tem 50 anos de existência.

O parque industrial da empresa, na cidade de Itu (100 km de São Paulo), tem cerca de 30.000 m² de área fabril, onde extensa e variada gama de itens são manufaturadas em mais de uma centena de células de produção, possibilitando à Emicol oferecer soluções cada vez mais completas para seus clientes, fator este que a diferencia da maioria de seus concorrentes.

Entre em contato:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *